Entenda o Clareamento Dental e seus cuidados
20 de abril de 2020
Prótese Sobre Implante: O que você precisa saber sobre este procedimento
26 de julho de 2021

Hoje quero falar com vocês sobre a hipersensibilidade dentária. Você já sentiu algum desconforto nos dentes ao comer uma comida mais quente ou quando tomou um sorvete muito gelado? Este é um problema bastante inconveniente e quem sofre com esta condição precisa ficar atento com comidas e bebidas que incomodam para não tornar o horário das refeições desagradáveis.

Mas afinal, o que é a hipersensibilidade dentária?

Antes de tudo é importante dizer que a hipersensibilidade dentária pode ser considerada o primeiro sintoma de que os dentes estão sofrendo o processo de desgaste.
Causada pela degradação do esmalte que recobre a dentina (camada interna que envolve o nervo), esta condição pode estar associada a hábitos como o consumo excessivo de alimentos ácidos. O seu principal sintoma inclui uma dor rápida, que geralmente é desencadeada quando alimentos muito quentes, gelados e até mesmo doces são consumidos. A dentina, que está exposta por conta da degradação, é a principal responsável por essa sensação de dor.

Quais fatores e hábitos podem desencadear essa hipersensibilidade?

Como disse anteriormente, alguns fatores como a alimentação, podem estar ligados a essa degradação do esmalte e que por consequência leva a hipersensibilidade. Porém, alguns outros pontos são destacados, tais como:

  • Escovação excessiva: quando escovamos os dentes com muita força, estamos lentamente desgastando o esmalte do dente e causando a retração gengival, o que está diretamente relacionado com a hipersensibilidade dentária.
  • Restaurações quebradas ou infiltradas: restaurações quando quebram, se soltam ou estão em áreas com novas cáries, o dente afetado pode apresentar também uma sensibilidade, pois a dentina fica mais exposta.
  • Bruxismo: o hábito de apertar e movimentar os dentes com força, que geralmente ocorre durante o período da noite, mas que também ocorre em vigília (quando a pessoa está acordada), se não tratado, pode resultar no desgaste do esmalte ou mesmo na quebra de restaurações dentárias, o que expõe a dentina e causa a sensibilidade.
  • Uso errado do fio dental: usar o fio forçando-o contra a gengiva ou deixar de usá-lo é uma das maiores causas de sensibilidade nos dentes. Além disso, sua ausência na higiene dental ocasiona outros problemas, como a formação de tártaro e a gengivite.

Como a Hipersensibilidade Dentária pode ser tratada?

Procurar um dentista ao sentir qualquer sensibilidade nos dentes é a primeira atitude a ser tomada, pois somente ele será capaz de indicar o melhor tratamento a ser seguido.

Hoje em dia, como o avanço da odontologia, alguns tratamentos clínicos podem ser indicados, como:

  • Restaurar as áreas que perderam o esmalte;
  • Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente;
  • Prescrever um creme dental especifico para sensibilidade.

Entretanto, é importante lembrar que a mudança de hábitos não saudáveis para os dentes é a principal forma de prevenir e tratar esta condição.

Se você já sofre com os dentes sensíveis, agende sua avaliação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta
1
Se você já sofre com os dentes sensíveis, agende sua avaliação clicando aqui.
Powered by