Clareamento Dental em Fortaleza
Dentes amarelos, fora de posição ou com espaços entre os dentes. Tem solução?
27 de novembro de 2017
Tudo que você precisa saber sobre clareamento dentário
5 de dezembro de 2017

O Tártaro é a camada que se fixa entre os dentes devido aos restos alimentares que não são devidamente retirados com a escovação, o tártaro possui coloração amarelada e pode ser facilmente observado. O problema acontece quando a placa bacteriana que se acumula na boca e, consequentemente, acaba endurecendo. Além de comprometer a estética do sorriso, pode levar a problemas sérios, como cárie, gengivite e periodontite.

O tártaro, ao contrário da placa bacteriana, só pode ser removido por um dentista com a ajuda de instrumentos especiais em um processo conhecido como raspagem. “Por conta disso, ao suspeitar que está com esse problema, vá ao dentista para receber o tratamento adequado”, orienta.

Prevenção

O Dr. André afirma que a melhor forma de prevenir o tártaro é investir na higiene bucal. “A placa bacteriana está em constante formação, por isso, precisa ser removida após as refeições com a ajuda do fio dental, escova e pasta de dente. Caso contrário, ela pode mineralizar e dar origem ao tártaro”. A orientação dele é que a escovação seja feita após acordar e depois das principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e de cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes.

“O fio dental pode ser usado antes ou após a escovação em todos os dentes. Com o seu uso é possível remover os resíduos alimentares e placa bacteriana das áreas entre os dentes onde a escova não alcança”.

Por fim, o Dr André lembra que é imprescindível que o indivíduo consulte o dentista pelo menos duas vezes por ano. “A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas na saúde bucal”, conclui.