Tudo que você precisa saber sobre clareamento dentário
5 de dezembro de 2017
Indicações das lentes de contato dental
15 de janeiro de 2018

Gengiva saudável

Recebo com bastante frequência no consultório e nas redes sociais  perguntas como essa: Dr, Como ter uma gengiva mais saudável?

Por isso resolvi escrever uma matéria aqui no blog para tirar essas dúvidas, porque, ter uma gengiva saudável realmente faz toda a diferença na saúde bucal. Entenda tudo sobre esse assunto no post de hoje!

Qual a importância de uma gengiva saudável para a saúde bucal?

Primeiramente, uma gengiva saudável está diretamente ligada aos hábitos de higiene bucal, como a escovação correta e o uso de fio dental diário. Dessa forma, evita-se a gengivite, uma inflamação da gengiva, que é o primeiro sinal de problemas que poderão acometer a região e os dentes. A gengivite é causada pelo acumulo de placa bacteriana sobre o dente. Esta é facilmente removida na escovação e com o uso do fio dental.

Quais os sintomas da gengivite?

A principal característica da gengivite é o sangramento. Ela também pode ocasionar vermelhidão e edemaciada (aumento de volume).

Se eu não tratar a gengivite o quadro pode piorar?

Pode sim! A evolução da gengivite é a periodontite, doença que afeta toda a estrutura de sustenção do dente, podendo até deixar os dentes moles e perdê-los.

Podemos usar palito de dente ao invés de fio dental?

Não devemos usar palito de dente. Só em situações emergenciais. O ideal é o uso de fio dental para limpar entre os dentes, sempre após a escovação.

Pronto para ter uma gengiva mais saudável agora?

Ficou com alguma dúvida?  Me envie um e-mail ou whatsapp que terei maior prazer em responder!