Bruxismo: vamos falar sobre ele?
15 de fevereiro de 2018
Alimentos que podem ser benéficos para os dentes
15 de março de 2018

A retração/recessão gengival nada mais é do que o deslocamento da gengiva. É um problema super comum que recebemos diariamente no consultório. Um em cada três pacientes com mais de 30 anos já apresenta dois ou mais dentes com retração na gengiva. Muitos pacientes chegam dizendo: “Dr, o pezinho do meu dente está aparecendo”. Mas o que a retração gengival pode provocar? Além do incômodo estético, problemas como dor e aumento da sensibilidade acabam vindo junto com a recessão gengival.

Por que a retração gengival ocorre?

#Traumatismo por escovação:

Quando o paciente usa a escova com muita força, ou as cerdas da escova são muito duras, ou ambas as ações. O impacto provocado pela fricção promove o afastamento do rebordo do tecido gengival da coroa do dente. Atenção! Escovação não é força, é jeito! Converse com seu dentista sobre a maneira correta de escovar seu dentes!

#Gengiva inflamada

A inflamação da gengiva acontece quando não fazemos a higiene correta e, por consequência, acumula-se placa bacteriana que depois vira tártaro. Então, estar no momento de procurar o seu dentista, para fazer a remoção do tártaro e placa bacteriana, e a gengiva volta ao seu estado normal.

#Trauma oclusal

Sabe aquele dente fora do lugar, que você acha que não tem nenhum problema? Pois é! ele pode está só um pouquinho torto, mas pode ser um agente causador da recessão. Por isso é tão importante o alinhamento! Em alguns casos, a retração pode também ser consequência de problemas provenientes de procedimentos odontológicos, como restaurações que ficaram altas ou desajustadas, implantes dentários, ou colocação de aparelho ortodôntico.

Como evitar a Recessão Gengival?

Pode-se evitar a Retração ou Recessão Gengival de várias formas:

• Realizando uma correta técnica de escovação que deve ser ministrada pelo cirurgião-dentista;
  • Utilizando escovas de cerdas macias ou ultra macias;
  • Fazendo visitas regulares ao consultório odontológico (a cada 6 meses), evitando longos períodos de ausência;
  • Fazendo uso de placas de mordida em resina acrílica (Placa de Michigan) para pacientes com bruxismo;
  • Bebendo muita água diariamente, para manter as mucosas da boca sempre bem hidratadas;
  • Dormindo de boca fechada, pois nos respiradores bucais ocorre um ressecamento das mucosas orais, o que favorece a Retração Gengival;
  • Mantendo uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras e legumes, evitar carboidratos e alimentos processados, que promovem fácil acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Mas vamos responder a pergunta deste post:

A Retração Gengival causa mau hálito?

Sim! Viver com mau hálito já é muito ruim, principalmente quando é causado por uma doença bucal. A retração na gengiva pode influenciar esse problema. Ela facilita o surgimento da gengivite pelo maior acúmulo de placa bacteriana na região afetada. Este cenário de inflamação acaba causando o odor.

Cada caso de retração gengival deve ser avaliado individualmente por um profissional especializado. Na maioria das pessoas o principal tratamento está relacionado ao trabalho de evitar que o processo evolua. A primeira atitude é a reeducação e alteração na forma de higienização, que deve ser realizada com escova de cerdas macias e com atenção na força aplicada durante a escovação. Em outros casos, é necessário adequar restaurações já existentes e trabalhar no ajuste oclusal, alinhando os dentes mal posicionados. Para a dentina / raiz já exposta, o tratamento pode ser não cirúrgico através de recobrimento da área exposta com resina composta ou lentes de contato ou coroas metal free, dependendo da destruição da estrutura dos dentes; e o tratamento cirúrgico, através de técnicas de deslocamento gengival associado à enxerto de tecido conjuntivo do próprio paciente, é, sem dúvida, a melhor opção, desde que muito bem planejado e indicado, pois não é todo caso de Retração Gengival que pode ser resolvido com este tipo de cirurgia.

Agora que você já sabe o que é retração gengival e que o tártaro e a inflamação na gengiva podem ocasionar o problema, confira como evitar a formação de tártaro nos dentes!